Entregadores de aplicativo de todo o Brasil têm tido a oportunidade de concluir os estudos do Ensino Médio, e neste ano, familiares de entregadores e donos e funcionários de estabelecimentos cadastrados no aplicativo iFood também poderão concluir o nível médio.
O programa Meu Diploma do Ensino Médio oferece 60 mil bolsas de estudo para a rede de entregadores e estabelecimentos parceiros da empresa brasileira de tecnologia iFood. As inscrições estão abertas. As bolsas oferecem curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o ENSEJA.
O programa existe desde 2022 e já formou mais de 6 mil parceiros desde a criação. O líder de educação na área de impacto social do iFood, Fernando Martins, avalia o impacto do programa. Esse impacto é grandioso em números e emocionante quando você olha para a história de cada um.
E ter o diploma vai além de uma questão de dignidade, mas o diploma abre portas de oportunidades. Então, com o Ensino Médio, o entregador e quem participar do programa tem a possibilidade de ir atrás dos seus sonhos. E tem muitos entregadores que conseguiram o diploma, continuam como entregadores porque amam essa profissão, mas se ele optar por ir atrás dos sonhos e que vão além das entregas, a gente apoia também.
E a gente está aqui para isso. Segundo o IBGE, em 2022, apenas 53 % das pessoas no Brasil com 25 anos ou mais concluíram a educação básica. De acordo com a empresa, cerca de 71 mil entregadores parceiros ainda não têm o Ensino Médio completo.
O entregador Matheus da Silva, de 28 anos, conta como a oportunidade pôde transformar a sua vida. Poxa, eu via isso como um sonho impossível. Mas graças a esse programa que trouxe a escola para dentro da minha casa, onde eu pude estudar juntamente com o meu filho e com a minha esposa, isso, para mim, é maravilhoso.
Uma novidade para 2024 é a disponibilidade do Aprendizap Enseja, uma ferramenta gratuita de complemento escolar por WhatsApp. As novidades foram anunciadas durante cerimônia de formatura de Ensino Médio de entregadores e entregadoras do iFood, realizada na noite de terça-feira.