Candidatos que perderam o primeiro ou o segundo dia de provas do Enem já podem pedir a reaplicação do exame.
A solicitação deve ser feita na Página do Participante, na internet, e o prazo para isso termina na sexta-feira, dia 17.
Mas, atenção: para pedir ao Inep a replicação do Exame é preciso apresentar documentação que comprove a condição de saúde que impediu a participação.
Entre as doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova estão covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, influenza, meningite, poliomielite, sarampo, rubéola e varicela.
Nesse caso, ao preencher o formulário, precisa anexar documento assinado por profissional da saúde, com número de registro do Conselho Regional de Medicina, do Ministério da Saúde ou de órgão competente, atestando a condição.
Além disso, também podem pedir a reaplicação aqueles que não compareceram porque foram colocados para fazer a prova em escolas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada ou que foram impedidos por problemas logísticos previstos no Edital, como desastres naturais ou falta de energia elétrica no local da prova, por exemplo.
Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações de acordo com as intercorrências registradas.
Vale lembrar também que o Inep antecipou a divulgação do gabarito das provas para esta terça-feira, dia 14 de novembro.