É baixa a quantidade de crianças que não acessam a internet.
De acordo com a mais recente pesquisa TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 95% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de todo o país acessam têm acesso à rede mundial de computadores.
Esse total corresponde a um contingente de pouco mais de 25,1 milhões de pessoas nessa faixa etária – aproximadamente 1,1 milhão de crianças e adolescentes a mais do que a pesquisa divulgada no ano passado.
Já as crianças e jovens entre 9 e 17 anos que nunca tiveram acesso à internet, que eram 940 mil em 2022, este ano somam cerca de 580 mil pessoas.
Entre esses que disseram nunca ter acessado a internet na pesquisa atual, aproximadamente 475 mil pertencem a famílias das classes D e E.
As crianças e adolescentes das camadas mais pobres da sociedade também são maioria entre os que afirmam já ter usado a internet, mas não o fizeram recentemente.
Outro destaque da pesquisa é em relação ao modo como os jovens brasileiros acessam a internet.
E o celular é quase unanimidade: foi apontado por 97% dos entrevistados como usa das formas usadas para navegar na web – além de ser, para 2 de cada 10 crianças e adolescentes, a única forma de acesso.