Um novo levantamento do MapBiomas, sistema que usa imagens de satélites para acompanhar as mudanças no território brasileiro, revela que, em quase 4 décadas, o Brasil perdeu 15% de suas florestas naturais.
Entre 1985 e 2022, a área ocupada por florestas naturais no país passou de 581,6 milhões de hectares para 494,1 milhões de hectares.
São 87,6 milhões de hectares de florestas naturais a menos.
Foram consideradas como florestas naturais, no mapeamento, áreas de formações florestais, savanas, florestas alagáveis, mangue e restinga. Juntos, de acordo com o MapBiomas, esses ecossistemas ocupam 58% do território nacional.
Praticamente toda a área de floresta natural perdida, 95% do total, se transformou em área para agropecuária – tanto pastagens como cultivo agrícola.
A análise por unidade da federação revela, ainda, que, atualmente, os estados com maior proporção de floresta são Amazonas, com 93%, Acre, com 85%, e Amapá, onde 82% do território é área florestal.
Mato Grosso e Pará lideram entre os estados que mais perderam área florestal natural, com 31,4 milhões de hectares e 18,4 milhões de hectares perdidos entre 1985 e 2022 respectivamente. Já os estados de Rio de Janeiro e São Paulo ganharam área de floresta no período.