Compartilhe:

Outubro deve ser mês de calorão na maior parte do país, com dias mais chuvosos na região Sul

Outubro começou – e deve ser mais um mês de temperaturas acima da média para a época do ano boa parte do território nacional.

Em meio á primavera, no mês de outubro, é comum que o Brasil enfrente picos de calor e, principalmente por causa da influência do El Niño, este ano não será diferente.

O fenômeno, que provoca o aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico altera a ci rculação dos ventos em vários níveis da atmosfera e também no padrão de pressão atmosférica – e essas mudanças, claro, interferem no clima.

De modo geral, al longo desse mês, as frentes frias que saem da Antártica e avançam sobre a América do Sul devem passar pelo Rio Grande do Sul, mas, na maioria das vezes, não chegarão forte o suficiente para chegar ao Sudeste ou ao Centro-Oeste do Brasil.

As mais recentes previsões do Instituto Nacional de Meteorologia apontam para temperaturas acima da média em praticamente todo país ao longo desse mês, com destaque para Mato Grosso, sudeste do Pará, Tocantins e Piauí.

O clima também deve ficar mais seco, com menos chuva do que a média em boa parte do território nacional.

Deve chover mais que o esperado apenas nos estados do Sul, principalmente o Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e em parte do Pará.