Muitos homens não falam sobre seus problemas de próstata, mas ignorar esse problema de saúde onipresente não fará com que ele desapareça. O Rei Charles 3º, por exemplo, recentemente anunciou publicamente sua condição de saúde para incentivar outros homens a fazer o exame de próstata.
E a importância dos homens fazerem exames regulares é ressaltada especialmente com a chegada desse mês, por conta do movimento do Novembro Azul – mês mundial de combate ao câncer de próstata.
Cerca de um em cada oito homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida, e metade de todos os que têm entre 51 e 60 anos sofrerá de um aumento benigno da próstata. Esse número sobe para 70% entre os homens de 60 a 69 anos e 90% entre os homens com mais de 85 anos.
Arvin George, diretor do programa de câncer de próstata da Johns Hopkins Medicine, nos Estados Unidos, diz que os especialistas não sabem a combinação exata de fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou outros que desempenham um papel nos problemas de próstata à medida que os homens envelhecem.
Isso significa que não há um caminho fácil para evitá-los. “Tanto para o aumento da próstata quanto para o câncer de próstata, não existe uma ‘maçã por dia’ para evitar isso”, afirma Arvin George.
Felizmente, há maneiras de lidar com isso. Os homens que sofrem de problemas urinários têm muitas opções de tratamento disponíveis. E, embora o câncer de próstata continue a ser um problema comum, pesquisas emergentes sugerem que muitos homens podem adiar o tratamento com segurança ou evitá-lo totalmente.
O que é a próstata e como ela aumenta?
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que ajuda a produzir o sêmen, o fluido que leva o esperma ao óvulo após a ejaculação. Ela é enrolada ao redor da uretra, o tubo que leva o sêmen e a urina para fora do corpo, o que significa que o crescimento da próstata pode apertar a uretra.
A hiperplasia prostática benigna (BPH), ou aumento da próstata, ocorre quando a glândula dobra ou até triplica de tamanho em homens mais velhos – pense naquela noz que cresce até ficar do tamanho de um limão. Isso pode dificultar a micção e o esvaziamento completo da bexiga. Os pacientes também podem ter que urinar com mais frequência, especialmente à noite, ou podem fazê-lo involuntariamente.
O que causa o aumento da próstata e como tratá-lo?
O maior fator para o desenvolvimento de um aumento da próstata é simplesmente o envelhecimento, provavelmente porque o corpo passa por mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais. A BPH também é mais comum entre as pessoas com histórico familiar da doença, e há algumas evidências de que os homens obesos ou com fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes podem ter maior probabilidade de ter uma próstata aumentada. Não há absolutamente nenhuma evidência de que fazer sexo cause problemas na próstata, diz George, tranquilizadoramente.
Cerca de metade dos homens com próstata aumentada não apresenta nenhum sintoma. “Se não estiver causando sintomas, não há motivo para preocupação”, explica Nick Ridgman, chefe de informações sobre saúde e suporte clínico da Prostate Cancer UK, do Reino Unido.
Ocasionalmente, a BPH pode causar problemas de saúde, como infecções urinárias frequentes ou problemas renais. Mas os sintomas típicos são um problema de qualidade de vida e os tratamentos se concentram em aliviar o incômodo dos problemas urinários.
A simples redução da ingestão de líquidos, especialmente à noite, ou a limitação de diuréticos como cafeína e álcool podem ajudar. Para aqueles que precisam de mais alívio, os medicamentos podem relaxar os músculos ao redor da próstata ou até mesmo encolhê-la, e os tratamentos cirúrgicos podem reduzir o tamanho da próstata.
As decisões de tratamento, diz George, são mais bem orientadas pelo grau de incômodo do indivíduo com seus próprios sintomas. “Alguns homens acordam para urinar várias vezes por noite, mas voltam a dormir e ficam bem”, diz ele. “Outros podem não ter acesso regular a um banheiro, e isso pode realmente afetar sua qualidade de vida.”